Diarréia em bezerros podem causar grandes prejuízos
A diarréia em bezerros ainda continua sendo uma das principais causas da mortalidade dos animais em seus primeiros dias de vida. De alta morbidade as diarréias merecem a atenção especial do produtor e técnicos, uma vez que pequenos detalhes podem culminar em grandes prejuízos econômicos e sanitários ao rebanho.
Vários fatores podem ser responsáveis pela incidência, entre elas o tamanho do rebanho, instalações e a idade de acesso ao concentrado (relacionada diretamente com o desenvolvimento das papilas ruminais e trato gastrintestinal – TGI), idade ao desaleitamento e limpeza e desinfecção de utensílios quando a mamada é artificial.
Entre os principais agentes causadores de diarreias em bezerros, recém-nascidos as bactérias. A Escherichia coli causa a colibacilose; a Salmonella spp, conhecida por “paratifo” dos bezerros e a enterotoxemia hemorrágica, causada por Clostridium perfringens tipo C (diarreia hemorrágica). Essas diarréias causam grandes perdas econômicas em rebanhos devido ao baixo desenvolvimento dos animais. Dentre as diarreias virais, o vírus mais comumente encontrado é o rotavírus, com casos relatados e diagnosticados em vários estados do Brasil.
Em todo o sistema de criação, a preocupação com a higiene e medidas profiláticas são de crucial importância. A limpeza diária juntamente, adequação de instalações, incidência de sol e ventilação são pontos que não podem ser negligenciados. Fique atento ao manejo dos seus animais.