Sodomia Bovina

Os bovinos são animais gregários, ou seja, animais que vivem em grupos. Em criações intensivas, estes grupos geralmente são separados de acordo com o interesse dos proprietários, que ultimamente vêm optando por manter animais machos inteiros juntos em confinamento. 

Apesar da vivência em grupo desses machos trazer uma série de vantagens, como por exemplo: melhores resultados no manejo, maior percentual de ganho de peso e resultados superiores quanto a qualidade final do bovino, ela também faz com que os animais passem a ter um aumento na competição por recursos, sobretudo quando estes se apresentam escassos diante da quantidade de animais presentes no grupo. 

Tal fator acaba causando interações agressivas, especialmente por parte de animais maiores e mais velhos sobre animais menores e mais jovens, produzindo assim uma relação de dominância, onde os indivíduos dominantes atacam os demais para obter um comportamento de submissão por parte dos mesmos, assumindo uma posição prioritária em qualquer competição. As interações agressivas geradas pela competição por recursos, aliadas a fatores externos podem desencadear transtornos comportamentais, e o principal deles é chamado de Sodomia Bovina. 

A sodomia bovina é um transtorno comportamental carcterizado pela tentativa repetitiva de monta entre os bovinos, onde o animal dominante tenta incessantemente montar o animal submisso, ato que resulta em ferimentos, fraturas e lesões, e que pode acarretar em grandes prejuízos no resultado final da carcaça, além de que em determinados casos pode até mesmo levar à morte do animal. 

Para evitar a sodomia bovina, muitos produtores optam por reduzir a quantidade de animais por grupo confinado, pois dessa forma ocorre uma diminuição pela competição por recursos, mas nem sempre este método é cem por cento eficaz tendo em vista que pode haver a influência de ínumeros fatores externos agravando ou reduzindo este desvio comportamental, logo, uma das principais opções indicadas por médicos veterinários para reduzir e evitar a Sodomia, é a utilização de medicamentos homeopáticos.

O complexo homeopático SodoSigo é capaz de controlar a Sodomia, permitindo ganhos de 0,5 @ a 1,5 @ pela ação da testosterona alta do macho inteiro, sem as perdas energéticas ou lesões causadas pela monta. O produto também age como inibidor de comportamentos ansiosos e destrutivos, como canibalismo e agressividade, que resulta em fraturas ósseas, fraturas de casco e lesões de carcaça. Também vale destacar a facilidade de aplicação do SodoSigo, que pode ser administrado em todos os animais do rebanho ou grupo através da ração ou água, e pode ser utilizado em animais reprodutores.