A efetividade da homeopatia no tratamento de animais silvestres é tema de palestra para acadêmicos da UFMS

édica Veterinária e diretora da Sigo Homeopatia Veterinária, Mônica de Souza apresenta cases de sucesso nesta quinta-feira (26)

O sucesso do uso da homeopatia no tratamento de animais silvestres é tema de palestra nesta quinta-feira (26), às 18h, para acadêmicos de Medicina Veterinária da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A palestra será ministrada pela médica veterinária homeopata e diretora da Sigo Homeopatia Veterinária, Mônica de Souza.

Desde setembro de 2020, a Sigo Homeopatia, por meio do Projeto Amigo Sigo, atua junto ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Mato Grosso do Sul), no tratamento de animais silvestres acolhidos pelo órgão.

O tratamento totalmente gratuito e com suporte profissional contempla aves, mamíferos e todos aqueles que necessitam de suporte. Em média, o Cras-MS atende 250 animais, que são resgatados de atropelamentos, maus-tratos e tráfico de animais.

“Todos os animais que chegam ao Cras, além de traumas físicos, são extremamente estressados e a homeopatia tem apresentado ótimos resultados, em especial nos filhotes de aves, que apresentam grande índice de mortalidade. Apenas nos primeiros seis meses de tratamento, registramos, segundo dados do Cras, redução de 40% na morte de filhotes de aves resgatados em comparação ao período anterior e todo o tratamento foi feito exclusivamente com homeopatia”, detalha a veterinária homeopata.

Segundo Mônica, a iniciativa da UFMS em inserir a homeopatia no aprendizado acadêmico é essencial para a formação de mais profissionais habilitados. “A Homeopatia pode ser usada como método de tratamento curativo e preventivo, sem contra indicações, com eficácia comprovada por meio de estudos e ainda sem resíduos ambientais. É uma ciência completa para animais domésticos, pets, silvestres e para o equilíbrio ambiental e precisa ser mais difundida para que sua aplicabilidade seja ampliada”, detalha.

Durante a palestra, a convidada apresentará cases de sucesso, como da Arara Canindé batizada de “Frango”, que teve todas as suas penas arrancadas e apresentava alto grau de estresse e teve sua ampla recuperação por meio exclusivo de tratamento homeopático, além de demais casos como de antas e onças que tiveram a saúde recuperada por meio da parceria com a Sigo Homeopatia Veterinária.

A Sigo Homeopatia Veterinária é uma empresa sul-mato-grossense, fabricante de medicamentos veterinários homeopáticos e que atua há 20 anos no mercado regional, nacional e em países vizinhos. Desde 2017, desenvolve o Projeto Amigo Sigo, de apoio a entidades como o Cras, ONG’s e protetores independentes, fortalecendo a premissa da marca, de oferecer saúde e bem-estar aos animais.

A palestra para os acadêmicos ocorre no auditório da FAMEZ, às 18h, na UFMS.